No comércio do azeite, bem como de uma maneira geral, no de todos os outros produtos alimentares, as mulheres desempenhavam um papel predominante.
A par com o comércio tradicional de azeite viam-se também, os aguadeiros.
Eram eles que comercializavam a água das fontes.
Iam de burro para a cidade vender a água dentro de bilhas, mas por vezes também levavam estas bilhas, a casa dos habitantes mais ricos.
Ela é da bica! Ela é fresquinha.
Uma pessoa tradicionalmente homem que entrega leite em garrafas de leite ou em vasilhas de latão chamava-se Leiteiro. A entrega de leite era frequente
Ocorria de manhã e não éra raro, eles entregarem outros tipos de produtos além do leite, como: ovos e creme, queijo, refrigerante e iogurte ou manteiga.
O termo "leiteiro" era usado para referir o homem ou mulher que exercia esta profissão.
Oh! Freguesa lá do primeiro, venha à vaquinha, cá está o leiteiro.
A bicicleta dava mais autonomia à gente trabalhadora pois permitia-lhes deslocarem-se para distâncias maiores sem depender dos transportes públicos, controlando o seu horário.
Nos estádios de futebol era comum existirem arrumadores, garantindo a sua segurança enquanto assistiam ao desafio.
Nem pense nisso ninguém mexe, eu garanto um bom serviço.
Para deixar as castanhas tão vistosas está o lume, feito com um carvão mineral. O passe de magia, deixa a casca da castanha como que pintada de um branco suave, o que atrai os clientes.
Ao longo dos anos têm sentido as mudanças impostas pelo tempo, já não se usam os jornais para fazer os cones, porque é proibido, mas o formato característico mantém-se.
Agora com papel sem tinta conforme manda a lei. As castanhas querem lume brando.
Se assar castanhas tem os seus segredos, também saber escolher o melhor fruto para vender pelas ruas da cidade tem a sua sabedoria. Na verdade o cheiro não deixa margem para dúvida, o Outono já chegou.
De freguesia em freguesia, de rua em rua, percorrendo os recantos mais distantes do concelho, carregavam os produtos, á mão ou numa carroça.
Eram gente de outros tempos!
Novelas 22 de Fevereiro de 2004