quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004

PENAFIEL NO SÉCULO PASSADO

PENAFIEL - ARRIFANA DE SOUSA


Como fica dito, o nome Penafiel vem de há muitos anos e de muito longe e, segundo a informação “o concelho de Penafiel é isto, mas não só. É também tudo o que lá está construído e adquirido pelo Homem através de séculos de arte, técnica e saberes acumulados.
Deixe-se pois, viajar por aqui. Faça-o com os olhos bem abertos e os ouvidos nada moucos. O verde rodeia-o. Um tom mais escuro será certamente o dos pinheirais e giestas, o verde mais vivo é o da relva e dos milheirais e o mais seco é seguramente o das vinhas.”

 

De Penafiel faz parte a freguesia de Novelas,  esta é a terra que  também viu nascer meus pais, meus avós e meus bisavós e só por isso, sinto uma enorme alegria de viver e também de aqui nascer. Novelas, tem uma história milenar e merece ainda mais. «È muito grande em cultura e associativismo, é mágica e não é necessário perder-se tempo com pequenas coisas medíocres e sem importância, para caracterizar os objectivos, que fizeram e fazem com que seja um terra de cultura uma terra de glória uma terra de vencedores» O seu nome teve origem, antes da fundação da nacionalidade, e esta terra preparava o título á muitos anos. Lá cruzaram-se e passaram grandes homens dos sectores, político-sociais, culturais e desportivo, que muito orgulharam o nome desta Freguesia. Integrante no concelho de Penafiel, Cidade sede do Concelho do mesmo nome, situa-se a 302 metros de altitude, Entre-os-rios Sousa e Cavalum, numa encruzilhada de caminhos e ponto de passagem obrigatório entre o Porto e Vila Real.
 

Pertence ao Distrito do Porto, precisando-se apenas de 20 minutos para cumprir os 30 km que a separam da Capital Nortenha. O seu território, envolvido a Norte pelo rio Sousa e terras dos Municípios de Lousada e Amarante, a Nascente pelo Concelho de Marco de Canavezes e rio Tâmega, a Poente pelos Concelhos de Gondomar, Paredes e novamente pelo rio Sousa e a Sul pelo rio Douro, espraia-se por uma área de aproximadamente 212,82 Km2, repartidos por 38 Freguesias. Alfabeticamente ordenadas, são as seguintes: Abragão, Boelhe, Bustelo, Cabeça Santa, Canelas, Capela, Castelões, Croca, Duas Igrejas, Eja, Figueira, Fonte Arcada, Galegos, Guilhufe, Irivo, Lagares, Luzim, Marecos, Milhundos, Novelas, Oldrões, Paço de Sousa, Paredes, Penafiel, Peroselo, Pinheiro, Portela, Rans, Rio Mau, Rio de Moinhos, S. Mamede de Recesinhos, S. Martinho de Recesinhos, Santa Marta, Santiago de Subarrifana, Sebolido, Urrô, Valpedre e Vila Cova. Geologicamente o granito é nota dominante e a sua exploração ocupa lugar proeminente nas actividades produtivas. Sousa, Tâmega e Douro são os seus principais cursos de água. Como corolário os terrenos são férteis, com grande variedade de produções, nomeadamente milho, feijão, frutas, vinhas e hortícolas, sem esquecer a pecuária. Assim temos que, o extremo Oriente, na Freguesia de Abragão, tem excelentes solos e produz vinhos muito apreciados; A Sul, o milho e a videira coexistem com a floresta de resinosas, e eucalipto, fonte de receita para o Concelho; A pecuária, tanto na carne como no leite constitui outra riqueza; Rio Mau tem no mel o seu ex-libris; Valpedre é tradicional centro transformador de derivados de leite; S. Martinho de Recezinhos é uma das melhores regiões produtoras de gado e por todo o resto do Concelho nos vamos deparando com as mais diversas formas de exploração agrícola.
É assim Penafiel mas não é como era!




Sem comentários:

Enviar um comentário

ENCOMENDA de DVD GRATUITA

Envie em baixo o comentário a solicitar o pedido de DVD gratuito.